Termos de uso, leia-os

Frequentemente usuários de plataformas como iTunes, Facebook e Twitter deparam-se com a “obrigação” de aceitar seus termos de uso. Acontece que muitos, na ansiedade de utilizar a ferramenta, marcam a opção que leram e aceitam o conteúdo sem mesmo terem o lido. Cuidado, você estará aderindo ao modo que estas empresas esperam que você deva se comportar ao utilizar a ferramenta e, descumprindo-o poderá sofrer sanções.

Os termos de uso, textos normalmente longos e chatos de ser lidos, são encontrados geralmente em links no rodapé das páginas da Internet das empresas ou são exibidas de forma destacada no primeiro acesso ao conteúdo, devendo o usuário aceitá-los ou não.

Apesar de ser uma leitura desestimulada, leia-os. Com o tempo você irá se acostumar com as expressões utilizadas e sempre que possível releia-os com calma.

Uma maneira de conciliar a vontade do usuário e da empresa, seria criar uma versão resumida dos termos de uso, o qual destaca as partes mais importantes para o usuário. Algumas empresas já fazem desta maneira, é o exemplo do Twitter e do Tumblr.

Ao ler, lembre-se de observar trechos destacados em caixa alta ou negrito, pois muito provavelmente terão um caráter importante. Atente às cláusulas de política de privacidade, ou seja, cláusulas que definem o destino e segurança de, por exemplo, seus dados pessoais.

Há também cláusulas de responsabilidade e conduta do usuário, as quais definem como você deve utilizar a ferramenta, bem como impondo-lhe limites, como por exemplo, idade mínima e outros cuidados.

Ainda, lembre-se de ler as responsabilidades da empresa fornecedora do serviço, pois geralmente nessas cláusulas que elas se eximem de erros como invasões por hackers, danos diretos ou indiretos e outras falhas.

Por fim, salienta-se que os termos de uso mudam, e as empresas tem obrigação de alertar o usuário dessas mudanças, assim como aconteceu com os termos de uso do Google nos últimos meses.

Portanto, não trate os termos de uso como um simples passo para acesso a ferramenta desejada, leia-os, pois se tratam de um contrato de adesão que geram responsabilidades a você.

Elaborado com base em tecnologia.uol.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s